Os 3 Pilares da Patologia Clínica: Assistência, Ensino e Pesquisa | Dr. Carlos Eduardo Ferreira

Descubra quem são os profissionais que “transformam dados em diagnósticos com precisão, silêncio e impacto”. O Dr. Carlos Eduardo apresenta a Patologia Clínica como uma carreira com três pilares de atuação distintos e vantajosos: assistência, ensino e pesquisa.
Na assistência, o patologista clínico pode atuar em laboratórios clínicos (ambulatoriais ou hospitalares) no Brasil e no exterior, abrangendo diversas áreas como hematologia, química e imunologia. No ensino, a carreira permite ser professor de graduação e pós-graduação, e também atuar na gestão de laboratórios ou serviços de saúde. Por fim, na pesquisa, há oportunidades como líder em projetos de pesquisa clínica e básica, e orientação de pós-graduação.
O Dr. Carlos Eduardo enfatiza a importância da especialidade para a prática clínica, pois os exames de laboratório são fundamentais para a confirmação de diagnósticos, sendo que 70% das decisões médicas são tomadas com base neles. Ele ressalta o papel do patologista clínico em contribuir com outros colegas para a interpretação correta dos exames e para se chegar ao melhor diagnóstico. A residência médica é um grande portal para o mercado de trabalho, facilitando contatos e inserção profissional.
Assista e reconheça o impacto de quem trabalha nos bastidores pela sua saúde!
Especialidade melhores videos YouTube
Todas as Especialidades Médicas Saúde AZ