Anahp Questiona | T2: Gonzalo Vecina (FSP-USP) e Nelson Teich (Med4U)
A segunda temporada do Anahp Questiona busca responder: entre o ideal e o possível, qual reforma da saúde suplementar precisamos? Com apoio da Bionexo, seguimos reunindo grandes nomes do setor para discutir como melhorar a saúde brasileira.
Neste episódio, os convidados Gonzalo Vecina, médico e professor da FSP-USP, e Nelson Teich, ex-ministro da Saúde e conselheiro do Med4U, discutem os impasses e caminhos para melhorar o sistema, tanto no SUS quanto na saúde suplementar.
Para ambos, o problema não está apenas no financiamento: falta um modelo de gestão baseado em evidências, dados e foco no paciente. A saúde privada, dizem, muitas vezes entrega procedimentos sem necessariamente entregar saúde. E ainda peca por não conseguir medir o impacto real do que oferece à população.
Teich destacou a ausência de uma cultura estruturada de avaliação, tanto de tecnologias quanto de resultados assistenciais, como um dos principais gargalos do setor, e alertou para o risco de decisões sobre incorporação de tecnologias serem tomadas por pressão, e não por efetividade. Já Vecina lembrou que o sistema continuará colapsado se não for redesenhado com o paciente no centro do cuidado.
A conversa também passou pela judicialização da saúde, que para Teich não pode ser tratada como uma solução, pois seria como “tratar a febre sem curar a infecção”, e pela formação médica no país.
Assista a entrevista completa!
#videocast #anahp #AnahpQuestiona
Fonte Anahp brasil YouTube



